terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Orar pelo quê?



I Tessalonissenses 5:17
Orai sem cessar.

Esse foi o recado que o apóstolo Paulo deixou em sua primeira carta aos irmãos que moravam em Tessalônica. Em nossos dias esse versículo bíblico é muito citado, mas me parece em muito momentos que os irmãos não sentem mais necessidade de orar. Parece que o mundo e a vida estão tão perfeitos que não necessitam mais de intercessão.

Com base no que a Palavra ensina sobre a oração, acreditamos que Deus age, move e muda situações através da nossa oração, mas também percebemos que muitas orações nunca são atendidas (e nunca serão) porque seu alvo é apenas o ego humano em seus próprios deleites. No fim de tudo, Deus não atenderia uma oração contrária a Sua perfeita vontade, mas aquela que Ele se agradar... aí sim terá a sua aprovação. "...E faz o que lhe apraz", é assim que está escrito.

Mas orar pelo quê?

Orar pelo pai bêbado, mãe que está sempre nervosa e aflita, pelo filho que não ouve os pais. Orar pelo parente que não conhece a Deus e pelo colega de trabalho que está enfrentando crise no casamento e pelo outro que sofre a perda de alguém muito querido.
Orar pelo chefe intransigente e por aquela moça que foi rejeitada pelo namorado ou traído por seu marido e está a beira da loucura. Por aquela vizinha que faz escolhas absurdas na vida e que só lhe causam sofrimento. Orar por aqueles vizinhos que brigam diariamente e por aqueles que além de não ter paz perturbam a vizinhança inteira.

Orar para que Deus guarde os nossos filhos dentro das escolas e nas ruas e pelos nossos governantes para que o temor de Deus esteja em seus corações

Dentro da igreja

Orar pelo pastor e sua esposa, sua família e projetos para a igreja. Orar pelos integrantes do grupo de louvor e pelos líderes dos departamentos de jovens, homens, mulheres e crianças. Orar para que o Senhor nos livre do mal e nos livre das enfermidades terríveis que nos assolam. Que o Senhor nos fortaleça em tempos de crise, guerra, lágrimas e perdas.

Orar pela igreja perseguida e para que as leis nos país de maior perseguição religiosa se tornem mais brandas. Orar pelos nossos irmãos que estão presos no Irã, Iraque e outros. Orar para que o Senhor levante homens ousados e que não amam a própria vida, mas a vida de Deus, que o Senhor nos faça assim, vasos de barro moldados de a cordo com a vontade de Dele.

Orar para que não falte quem denuncie o pecado e oriente as multidões a não se conformarem com o mundo nem com o pecado. Pedir a Deus para que a igreja aprenda mais a Sua Palavra e tenha paciência para esperar a Sua resposta, seja ela 'sim' ou 'não'. Que o Senhor Deus não nos deixe olhar para as decepções e aflições e nos ajude a caminhar firmes. Que Ele cure a nossa mente/alma para que não carreguemos dores antigas em nosso presente e futuro. Que o Senhor acenda em nossos corações a chama e a vontade de sair a pescar almas.

Diante de tantos pedidos e sugestões, o que resta é dispormos o nosso tempo para a comunicação com Deus. A intercessão é importante. "Orar uns pelos outros".

Precisamos nos submeter a vontade de Deus para que Ele realize o Próprio querer. É necessário que aprendamos a nos humilhar "debaixo da potente mão de Deus para que Ele, ao seu tempo, nos exalte. Orar e esperar!


Um comentário:

  1. Angélica querida, excelente texto e mais excelente ainda o tema! Nossa geração tem vivido dias do que eu chamo de "engessamento espiritual", onde só nos mantemos em uma proteção religiosa sólida para que as nossas dificuldades não aumentem, mas de fato não nos movemos com total disposição para um crescimento da vida espiritual com Deus e com nossos irmãos. O "amar a Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo" está gradativamente perdendo o significado, e claro, a falta de uma vida de oração é o maior motivo. Que Deus continue te usando na sua palavra! Amei sua forma de escrever. Beijos

    ResponderExcluir